O inverno chegou! A idéia de aquecer nosso lar nos remete ao Hygge, (a pronuncia é ríuga).

Já falamos sobre essa magia capaz de dar a nossa casa o valor de lar, o melhor lugar do mundo ou o oásis de paz e conforto.

Estar entre as coisas que amamos, com conforto e aquela sensação de sentir-se abraçada pelo ambiente, objetos, móveis, cores iluminação, tudo cantando em coro: seja bem-vinda, este é o seu lugar!

Pois é, esse também é o conceito de lar, de ter conteúdo, de qualidade de vida que tem sua expressão levada ao limite. Decoração e design de Interiores são capazes de interpretar e materializar essas sensações que nos trazem conforto.

Hygge, mas afinal o que é isso?

No modo de viver Hygge (ríuga), que é um conceito, uma filosofia de morar, originário da Dinamarca, ele não tem foco no luxo ou ostentação, no valor gasto com as peças e móveis, mas no efeito que proporciona. É de como você se relaciona e se cerca das suas coisas e também das pessoas que você quer bem. Vale ressaltar o conceito de “calor” e aconchego que há nesse modo de preparar a casa para dela se desfrutar.

A paleta de cores mais usada são os tons pastéis pela simples razão de trazer calma e paz, o design de bom gosto e conforto representado pela poltrona ou sofá confortável, as cores quentes fazendo detalhes aqui e alí. Sem excessos estéticos e os elementos naturais como plantas ou o verde em vasos, madeira em tons médios e claros, muita luz natural e luminárias de bom design que trazem a iluminação a um plano mais intimista, aquele que dá para ter uma sensação de ambiente acolhedor.

Na Dinamarca não se dispensa as mantas peludinhas e almofadas felpudas, como não temos todo o frio de lá, porque aqui nosso frio não é tão intenso, porém não dá para dispensar o conforto aconchegante de uma mantinha, de uma almofada mais fofa ou de uma cor mais quente.

Calor e aconchego no lar.

O calor pode ser real para se sentir no toque de um tecido mais quente, no aquecedor ligado ou só a sensação como uma cor que passa a idéia de calor, como o vermelho, laranja e tons terra.

As peles fake são macias e bonitas, almofadas de cores mais calorosas, a cor de uma parede é fácil de mudar, a mesa em arrumação caprichada para um chá ou café e receber com carinho, tudo isso incrementa o calor nas relações e na decoração, deixando a casa com esse delicioso toque hygge!

Maitê Orsi

Um comentário em “O inverno chegou! A idéia de aquecer nosso lar nos remete ao Hygge, (a pronuncia é ríuga).”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *