[Parte 2] Casa Saudável – o que é e porque a Biofilia e COV’s são importantes

Harmonizado com piso, parede e cores, este vaso trouxe vida ao ambiente.

Entenda o que é biofilia e COV’s e de como você pode melhorar sua rotina e sua saúde através do ambiente que habita.

Depois de uma visão geral na parte 1 do artigo publicado anteriormente na série Casa Saudável, fizemos uma lista com sete itens para viver com mais qualidade. Eles podem deixar nossa casa mais saudável e por tabela, nossa saúde melhora exponencialmente.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre Biofilia e COV’s. Entenda os impactos de cada um e como podemos melhorar nossa relação com o ambiente em que habitamos e incrementar o que é positivo ou minimizar o que é negativo.

Afinal, o que é Biofilia

De um modo livre, podemos definir Biofilia como expressão de amor à vida, à natureza como um todo, incluindo a nossa natureza ou nosso corpo.

Falar sobre amor à natureza é uma tarefa fácil se olharmos intimamente as experiências que tivemos quando criança. Ao deitarmos na grama do quintal para olhar as estrelas e sentir a imensidão nos abraçando, a sensação prazerosa ao pisar com os pés descalços no solo ou na grama, desfrutar do sabor da fruta madura recém-colhida ou mesmo contemplar a flor que nos detém pela sua beleza ao longo do caminho. Tudo isso são ações de Biofilia.

Já no livro Biofilia, Edward O. Wilson, respeitado biólogo americano, enfatiza o vínculo que temos com esse planeta e todas as formas de vida presentes. Ele diz que este vínculo está gravado no nosso DNA e se manifesta na troca de energia que nos equilibra, que nos recarrega de energia. Portanto, o sistema da vida tem um mecanismo maravilhosamente calibrado para funcionar, reparar, equilibrar e harmonizar, desde que saibamos como fazer.

Plantas dentro de casa: sim ou não?

Quem já me acompanha há algum tempo sabe que sempre falo sobre flores e plantas dentro de casa, pois elas trazem vida e cor. Muitas vezes perguntamos como elas podem ser tão belas e perfeitas, encantadoras em suas muitas cores e trazerem tanta alegria e energia para o ambiente.

Mas, não é só pela aparência, elas vão muito além do encanto. As plantas têm consigo muitos poderes, tais como:

– auxiliam na melhoria da qualidade do ar interno

– absorvem poluentes

– melhoram o conforto térmico

– renovam a energia do ambiente

– contribuem para aumento da qualidade das nossas vidas

A biofilia nos ensina uma maneira de olhar de modo muito abrangente e amoroso sobre todo o inter-relacionamento da vida e neste conjunto está a natureza e suas plantas. Sabendo colocá-las nos ambientes internos serão muito produtivas no âmbito emocional porque nos alegram e dão vida e beleza, tem propriedades para ajudar o ambiente como filtros, eliminam substancias tóxicas e regulam a umidade do ar. A árvore da borracha que iremos ver na lista abaixo tem um alto índice de transpiração e contribui bastante para melhorar a umidade do ar em locais que são muito secos.

Materiais naturais: muito mais do que conforto e aconchego

Vale muito lembrar também dos materiais naturais, como a madeira que nos traz memórias atávicas ou passadas de geração a geração. Imagine o quanto ela já não representou conforto e alivio para nossos antepassados, queimando na fogueira para trazer calor, conforto, luz e afastar predadores. Ou ainda, como material de um abrigo e construção da cabana na floresta.

Por isso, afirmo que vida se nutre de vida! A dica será sempre uma só: traga a natureza para dentro do seu ambiente para incrementar seu espaço. Uma flor traz poesia, apura nosso olhar para a beleza, plantas podem purificam nosso ar.

Você pode trazer as plantas para dentro de casa numa jardineira, cultivar flores, temperos ou plantas ornamentais, elas incrementarão muito o seu dia a dia com toda a certeza.

Poluentes: o mal invisível para a nossa saúde

A importância de o ar estar puro e limpo dentro de casa como um item importantíssimo para a nossa saude deve ser levada a sério.

Lá no interior de cada uma de nossas células, temos o DNA e nele temos os genes que podem ser acordados ou silenciados, significando que podemos acordar ou expressar uma doença ou silencia-la. Isso se chama epigenética ou, o que o nosso estilo de vida, o nosso ambiente, impactam o nosso DNA.

Temos que ter água pura para beber, alimentos saudáveis para comer e ar puro para respirar, além de termos uma rotina saudável de atividade física e, se possível, meditação ou Mindfulness. Com isso dito, veja a importância do seu ambiente em ajudar a construir níveis ótimos de sua saúde.

COV´s – Compostos Organo-Clorados

Sabe quando o ar está fresco e hidratado logo após uma boa chuva? Dá satisfação só de pensar, mas, além disso, traz saúde e qualidade para nossos ambientes e para nossos corpos.

O ar interior deve estar livre de substancias nocivas, hidratado ou com bom índice de umidade relativa. Além disso, de vez em quando, pode-se ter um aroma delicioso para nossa memória olfativa, pois há ótimos aromatizadores como os óleos essenciais naturais.

Falando em substâncias nocivas, produtos químicos de limpeza, materiais como painéis de madeira, revestimento que ficam continuamente desprendendo estes poluentes porque foram industrialmente tratados com eles. Tinta entre outros podem estar desprendendo os COV’s (Compostos Organo-clorados) e contaminando o ar do ambiente.

Estas substâncias chamadas de Compostos Organo-Clorados ou COV’s, que são o benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno, formaldeído e tolueno, fazem mal à saude especialmente se forem inaladas com frequência.

Ao nos expormos de modo prolongado aos COV’s, passamos pelo “efeito do aquário”, onde o peixe está na água, mas ignora este fato, pois não conhece a outra realidade. Quando nos expomos prolongadamente aos COV’s, tendemos a buscar adaptação mesmo que seja a um produto tóxico, o famoso “estou acostumado com isso”.

Já no sistema de conforto térmico, que inclui refrigeração ou aquecimento, temos que prestar atenção à manutenção dos equipamentos e trocar filtros, fazer limpeza frequente e contar com o auxilio de profissional habilitado para uma verificação semestral, porque eles também podem estar contribuindo para a má qualidade do ar interno.

O sistema de refrigeração geralmente acumula sujeira e mofo em seu mecanismo interno e ao ligar o equipamento, espalhamos estes contaminantes e ácaros no ar do ambiente se não cuidarmos dele adequadamente.

Se tiver curiosidade, a NASA desenvolveu uma pesquisa sobre a contribuição das plantas e seu poder de absorver substâncias tóxicas do ambiente e assim beneficiar o nosso organismo.

Se você estiver em contato com estes elementos nocivos, os malefícios vão de irritação da mucosa, alergias, problemas sistêmicos, intoxicação e até câncer. Mas vamos à dica de como minimizar tudo isso de forma prática.

A casa deve estar sempre bem ventilada, limpa e arrumada para poder cumprir sua tarefa de abrigar com qualidade de vida e saúde para seus ocupantes.

As plantas recomendas pela pesquisa da NASA são:

1-Jiboia (Epipremnum Aureum),

2-Lirio da paz (Spathiphylum),

3-Palmeira Dama (Raphis Excels),

4-Espada de São Jorge (Sansevieira Trifasciata) e a

5-Árvore da Borracha (Fícus Elástica).

Todas estas são plantas resistentes e bem adaptáveis, fáceis de adquirir, fáceis de cuidar e na recomendação da pesquisa, seria o ideal ter um mix de tipos pela casa. Elaborar em vasos certos que se harmonizem com o seu espaço é uma ótima ideia, porque incrementam a beleza também.

Agora que nós já temos plantas poderosas para nos auxiliar com a saúde em nossa casa, vamos deixar para a próxima parte mais dicas, pois nosso assunto é maravilhosamente rico. Ao termos esses cuidados aplicados, com certeza teremos mais saúde e qualidade de vida para você e para sua família.

Não se esqueça de que vivemos em um ecossistema delicado e complexo. E o ambiente onde ficamos a maior parte do tempo tem um grande impacto sobre nós, por isto precisamos prestar muita atenção em nossa relação com este espaço.

Agradeço a sua companhia até aqui lembrando que temos as próximas partes que virão e que ficarei muito feliz se puder contar com sua leitura. Teremos mais dicas interessantíssimas que vão dar um ”up” geral na sua casa ou escritório!

Deixe seu comentário e a sua pergunta que terei prazer em responder.

Maitê Orsi

2 comentários em “[Parte 2] Casa Saudável – o que é e porque a Biofilia e COV’s são importantes”

    1. Muito grata amigo! Você tem razão pois o conhecimento intuitivo foi jogado meio de lado! As pesquisas científicas estão aí para nos lembrar! Cuidar do ambiente significa cuidar de nós mesmos!
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *