9 itens para organizar seu cantinho de meditação.

Um local especial em sua casa para elevar sua prática de meditação as alturas. Está na hora de pensar no cantinho especial para isso!

Você é daquele tipo que cuida da alimentação, pratica exercícios físicos, escolhe boas leituras, cultiva bons relacionamentos e procura o auto-conhecimento? Sabe que meditação controla ansiedade, aumenta o foco e a concentração, dá rapidez e clareza ao raciocínio além de harmonizar e equilibrar nossas emoções?

Se respondeu sim para algumas das perguntas, leia com muita atenção pois vamos juntos preparar este cantinho especial na sua casa, para você ter momentos especiais e tirar melhor proveito de cada minuto de introspecção ou meditação!

A hora de mãos a obra:

Para fazermos estas práticas em um nível superior, acompanhe agora estes 9 itens e veja como transformar um cantinho em sua casa em um verdadeiro templo para meditar e dar um ‘up’ na sua saúde e qualidade de vida:

1-Silêncio – porque o conforto acústico é fundamental para você melhorar o foco mental, relaxar e sintonizar frequências de paz, amor e harmonia. Este espaço deve ter uma forma de ser desconectado do zum-zum-zum cotidiano, pode ser através do fechamento de uma porta, o importante é evitar interrupções nestes momentos só seus e possa estar em silêncio intimo consigo sem nenhuma distração para a sua meditação.

Cantinho de meditação.

2-Iluminação – suave para permitir a calma, equilíbrio de hormônios evitando a ativação de cortisol e adrenalina, chamados hormônios do stress. A iluminação natural pode ser minimizada pelo fechamento de cortina ou persiana. A iluminação artificial pode ser dimerizada ou controlada se possuir este dispositivo (dimmer),  apagarmos a iluminação mais potente e deixar um abajur aceso com iluminação suave auxilia a pratica da meditação.

3-Atmosfera – o ar, deve estar fresco e arejado, para ótima prática de respiração profunda, pranayamas ou exercícios respiratórios.

4-Aroma – os aromas que nos agradam tem muito poder sobre a nossa mente, então se você gosta de incenso, aromatizadores com óleos essenciais, está aí uma boa hora para usar. São enriquecimento para o ar do ambiente e para nossos sentidos. Lembre-se, procure sempre substâncias naturais e não nocivas a saúde pois uma das vias fundamentais da nossa nutrição é a respiração.

5-Assento – Conforto para sentar-se ou ficar na posição de lótus – esta e uma opção muito pessoal e depende da rotina de sua prática, estar sentado em uma cadeira confortável, com a coluna reta e bem posicionada é tão produtivo para uma boa prática como estar sentado no chão ou em uma almofada em posição yoguica. (postura de lótus ou meio lótus)

Postura de meio lótus.

6-Cor do ambiente – As cores são elementos sensoriais de muita riqueza para nossos sentidos, o ambiente em cor suave e bela já nos inclina a um estado mais promissor para a introspecção da meditação.

7-Textura – existem mantas de fios naturais para usar sobre a cadeira ou poltrona, tapetes de meditação. É importante ver a temperatura do momento, se estiver calor procure ter uma mantinha de algodão por ser fresca e aconchegante para você se sentar ou se estiver frio, a lã dá ótimo resultado.

Os materiais naturais têm uma rica interação tátil com nossa pele e nos incrementa em conforto e aconchego. A nossa pele é ao mesmo tempo limite de nos mesmos e nosso ambiente, barreira mas também contato e a pele é nosso maior órgão sensorial, por isso caprichar na textura de onde você ficará em meditação é importante.

8-Música – falamos do silêncio, ele é ouro na introspecção ou meditação, mas uma música suave, volume baixinho pode ser muito inspiradora como sons da natureza ou algumas que sugiro nos links:

Meditação: https://open.spotify.com/user/maiteorsi/playlist/0oT0BwooEYuRCqBncqg0S9?si=63X-5dpMTgal9BRC_9j4vA

Sons da Natureza: https://open.spotify.com/user/maiteorsi/playlist/4NHisgIFoQPsgnG5l710PK?si=Fgz6meDaRuGuSDQYZRNVaQ

Atenção aos detalhes que fazem toda a diferença:

9-Acessórios como vela, flores, imagens, gongo – são muito bem vindos e dependem de sua preferência, crença religiosa ou de sua fé. As velas trazem o elemento fogo e simbolizam o poder divino, o conhecimento que ilumina e aniquila a ignorância. As flores são parte do presente da natureza para nos e embelezam e representam a nossa oferta delas para o divino seja qual sua representação. Imagens que nos trazem perto dos olhos e do coração todos aqueles que representam energias superiores, como santos, anjos, divindades e naturalmente nos inspiram a ter mais coerência entre cérebro e coração.

Os gongos, sinos, taças tibetanas, sinos pin, todos são símbolos de ‘chamado’ aos planos superiores e são muito significativos na hora da meditação. Vamos falar em outra ocasião do poder do som em variadas frequências e seu impacto na nossa mente e corpo.

Altar ou local para o sagrado:

Nas tradições religiosas, altar significa um lugar elevado para a prática de cerimônias religiosas. Este é o simbolismo vindo das tradições de igrejas, templos, catedrais ou lugares devotados a busca de contato com a nossa essência divina, podemos reproduzir isso para nosso cantinho de meditação em casa, mindfulness, introspecção ou oração.

Tradição ancestral para melhorar nossa saúde e qualidade de vida:

A nossa saúde e qualidade de vida dependem muito de nossas escolhas cotidianas e o nosso ambiente é um ator especialmente importante para obtermos o melhor resultado em nossas ações, seja em uma meditação ou outra tarefa da nossa rotina.

Conseguir organizar bem seu cantinho será meio caminho andado para uma meditação bem sucedida, com isto tenha certeza que a qualidade de vida e níveis ótimos de saúde irão nas alturas e repare quão é importante o ambiente em nossas ações, missões e propósitos por mais simples que possam ser.

Preste muita atenção e siga passo a passo, boa meditação e comente abaixo se este artigo te ajudou!

Ficou muito complexo, não deu para implementar? Marque um horário e faremos projeto e execução para você.   

Beijos e muita gratidão por estar conosco.

Um comentário em “9 itens para organizar seu cantinho de meditação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *