Descubra o significado das janelas, como são parte importante do Design Biofilico e como você pode cuidar bem delas para seu bem-estar e saúde.

O exterior verde traz a vida para dentro.

As janelas tem um papel muito importante, não só na beleza dos ambientes mas também na sua saúde e bem estar.

As janelas são elementos preciosos em uma edificação, seja comercial ou residencial.

No Feng-shui, a sabedoria ancestral denomina as janelas como os olhos da casa.

No Design Biofilico é um item de máxima importância pois a natureza nos atrai o olhar, cria conexão emocional e energética.

Os nossos olhos nos trazem o que está fora de nós para nosso interior, através da visão e do processamento cerebral do que captamos, através dos nossos olhos, aí entra também um aspecto importantíssimo que é o Ciclo Circadiano e foi explicado no artigo Casa Saudável parte 7 Iluminação e corresponde ao nosso ciclo durante as 24 horas do dia e na alternância de estarmos  dormindo/acordado.

As janelas nos ambientes são as intermediárias entre nós e o ambiente exterior, assim como os nossos olhos em nós mesmos.

Os olhos da casa:

A luz natural que nossos olhos captam, nos equilibra em ciclos e aciona hormônios específicos tais como o cortisol e adrenalina que nos mantem despertos, fazendo o ciclo diurno e quando não há a luz natural, ou seja ja tendo anoitecido, o primeiro ciclo de melatonina inicia-se as 20h. A melatonina é antagonista da adrenalina/cortisol e nos induz ao sono.

As janelas, assim como nossos olhos, tem como função nos ajudar a controlar corretamente este ritmo de luz e ausência dela.

Ainda segundo o ancestral Feng Shui, quando o vidro da janela está trincado ou quebrado, isso nos perturba inconscientemente, por isso fica o lembrete de aspecto negativo em nossa casa. Como aquele cisco no olho que perturba e não nos permite ver claramente.

 O lembrete é de que devemos cuidar bem dos vidros, manter limpos pois eles tem um papel importante em nossa vida e no contato com o exterior.

Eu gostaria de acrescentar que as janelas também, na maioria das vezes, tem uma função importantíssima que é permitir a entrada de ventilação, trocar o ar, renovar, circular a energia, ela são como nossas narinas, seguindo com as semelhançaS biológicas.

Cortinas e persianas, como usar:

As janelas também nos mantém informados sobre o que acontece do lado de fora. 

Podemos observar mas também sermos observados.

Vem dai a noção de privacidade que nos mobiliza em ter mais controle da situação, colocando cortina ou persiana para controle efetivo da visão do meio externo.

Importantíssimo é escolher o melhor modo de fazer esta proteção interna da janela pois há inúmeras maneiras de atender esta necessidade, tais como:

  • Controle da visão e de iluminação – pode ser uma cortina leve que mantenha a luz natural em boa proporção, ou uma persiana que tenha giro de lamina e com isso possibilite ângulos que fecham a visão ou deixam ver parcialmente. Há tipos de persiana mais tecnológica que tem giro de lamina em um tecido translúcido que permite boa entrada de luz mas com privacidade visual. Controlando a Visão também podemos controlar a admissão de luz solar.

Controle de ruídos e de temperatura ambiente:

  • Minimização de ruídos – uma boa persiana celular, por possuir células, cria câmaras de ar, aumentado o isolamento acústico parcial em casos de necessidade desta natureza. Assim como cortinas pesadas ou com forro black-out.
  • A temperatura interna pode estar agradável mesmo que haja alguma incidência direta de sol, a proteção de cortinas e persianas funciona como um retardador da entrada e propagação de calor no ambiente.

Controle da Luz para um bom sono:

  • Escurecimento – acima falei de forro blackout que são eficientes em criar o escurecimento total, do mesmo modo tem persianas que tem essa função. É  muito importante ressaltar que o controle da luz urbana noturna, ou mesmo do luar que pode entrar pelas frestas da janela no dormitório pode aumentar a qualidade do nosso sono, pois a melatonina só é produzida sem a presença da luz, em especial da luz azul no espectro total ou a luz azul que esta contida na iluminação (espectro da luz).

O que significa termos a Visão da paisagem:

  • Ver a natureza ao olhar pela janela? Significa ter o contato imediato com a vida, encher nossos olhos de cor e ter a sensação de estar lá. Esta é a base do Design Biofilico. A natureza nos oferece tudo que precisamos ininterruptamente, há uma consonância, (que significa soar junto) nós vivemos em um acordo ou sinergia com a natureza. Acredito que ao tomarmos mais cuidado com o planeta, colaboraríamos muito mais com a natureza e consequentemente com a nossa natureza que é parte dela.
  • Ao olharmos para longe nossos olhos descansam e nossa visão melhora, todo o conjunto de músculos oculares descansam, olhar em outras direções também pois a direção usual é em frente e neste caso falamos de olhar angularmente. 
  • Olhar as cores estimula todo o conjunto neural (cérebro/sentidos) e a percepção das cores gera emoções conforme a cor observada.
  • A profundidade da paisagem pode ser inspiradora, instigante, relaxante, enfim nos traz momentos de estar profundamente no tempo presente, pela simples observação. Pode também auxiliar novas associações de ideias e estimular a criatividade.

O que podemos fazer se nem todos temos esta paisagem ao alcance do nosso olhar, considerando que morar na cidade nos traz mais frequentemente uma construção vizinha ou paisagem urbana.

Dica 1 – Estas são para quem não tem janela com paisagem:

 Uma ótima dica é usar e abusar dos recursos visuais como a arte nos oferece, belas fotos como paisagens ou imagens que nos agrade. Elas irão enganar nossa percepção visual dando nos visão análoga com um resultado semelhante de vermos uma bela paisagem.

Dica 2 – Espelhos dão dinamismo ao espaço e amplitude, criam atração visual para local diferente da janela que por não ter uma bela vista deve ser coberta por cortina ou persiana e preservar ainda em parte a entrada de luminosidade natural pois esta luz é absolutamente preciosa para nossa saúde e qualidade de vida.

Dica 3 – Plantas que emolduram as janelas dão um ar de urban jungle ou floresta urbana, e deslocam nosso foco para as plantas. Lembrando novamente do design Biofilico e do elo que nos une à natureza de quem dependemos para estarmos mais harmônicos. Aqui vale usar uma cortina leve que irá melhorar ainda mais o resultado.

Agora que você sabe varias formas de melhorar ou atenuar os efeitos da sua visão externa das janelas e de como tratar bem delas, os olhos da casa, basta aplicar e tirar proveito para ter uma casa que contribua para sua saude ótima e qualidade de vida. O Design Biofilico é uma tendência para nos estimular a reatar nossa ligação com a natureza, reencontrar a aliança que nos trouxe até aqui e nos mantém harmônicos.

Espero que tenha gostado! Deixe seus comentários ou perguntas.

Garanto que suas janelas podem trazer muito mais qualidade de vida e bem estar para você na sua casa ou escritório, mas caso não saiba como resolver, agende uma consultoria que estarei pronta para levar soluções para os seus problemas de interiores serem solucionados!

Beijão.

Maitê


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *